Untitled Document
 
Home
Conheça-nos
Equipe
Serviços
Fique Sabendo
Casos clínicos
Convênios
Parceiros
Como chegar
Contatos
 
Área do Paciente
Cadastro
Agendamento
Aniversariantes
Antes e depois

 
 
   

O que é Ortodontia?

 

Dra. Carolina HB Martins Tressoldi (23/11/2009)


Ortodontia é o ramo da Odontologia especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades nos dentes e na face. O termo técnico para estes problemas é “má-oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores. A Ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio dentário e facial. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido às cáries, forças oclusais inadequadas e à doença periodontal.

Clinicamente, várias más oclusões podem ser confundidas, somente um ortodontista pode avaliar qual é a causa (etiologia), a mecânica (tipo de aparelho) mais eficaz e a época oportuna para ser realizado o tratamento ortodôntico.

O tratamento ortodôntico pode ser realizado com sucesso em qualquer idade. O que determina a possibilidade de tratamento no adulto ou em uma criança é ela seja realizada no momento oportuno e com a terapia mais indicada para cada caso.

O tempo total de tratamento depende da idade, da severidade da má-oclusão original, a época em que foi diagnosticada, do tipo de tratamento envolvido e, principalmente, da cooperação do paciente.  Em alguns casos o tratamento ortodôntico poderá terminar antes do prazo estipulado e, em outros, poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente.
As consultas são marcadas conforme o planejamento do tratamento, variando o intervalo das consultas para cada caso, por isso é importante a colaboração do paciente em tratamento.

A auto-estima de uma pessoa freqüentemente melhora à medida que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia. Assim, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.