Untitled Document
 
Home
Conheça-nos
Equipe
Serviços
Fique Sabendo
Casos clínicos
Convênios
Parceiros
Como chegar
Contatos
 
Área do Paciente
Cadastro
Agendamento
Aniversariantes
Antes e depois

 
 
   

Disfunção têmporo-mandibular (DTM) e dor orofacial

 

Dra. Wilma JH. Martins (23/11/2009)


As DTM (disfunções têmporo-mandibulares) são alterações patológicas relacionadas à articulação têmporo-mandibular (ATM), que articula o crânio e a mandíbula podendo ser tanto da parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, na região buco-facial ou cervical.

Seus sintomas são dores musculares, articulares, zunidos no ouvido, otite, limitação na abertura da boca, bruxismo, enxaquecas, inchaços na face ao lado da boca, dor de ouvido, surdez momentânea e ruídos articulares.

A articulação da mandíbula permanece à frente do ouvido e executa os movimentos feitos pela mandíbula. Qualquer alteração na articulação provoca estalo, dores de cabeça, pescoço, olhos, face e dentes. De etiologia ainda não definida, acredita-se que o stress seja o principal desencadeante, além de hábitos deletéricos de bruxismo, trauma na região da cabeça e pescoço, má-postura e má-oclusão.

Quando uma pessoa possui essa disfunção, ela pode sentir a dor de cabeça de origem muscular e no ouvido por estar bastante próximo à articulação. A doença é descoberta através de exames clínicos, radiografia ou ressonância magnética. O tratamento consiste em colocar um aparelho capaz de reposicionar a mandíbula e seções de fisioterapias.